A equipe que conduziu a audiência on-line do Fórum Valtênio Mendes Cardoso, no Recanto das Emas, e percebeu que uma vítima de violência doméstica havia sido sequestrada pelo ex-companheiro, no último dia 1º, foi homenageada pelo corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Mário Zam-Belmiro Rosa, nesta quinta-feira (10/4).
Na ocasião, o corregedor cumprimentou o magistrado João Ricardo Viana e a equipe do fórum, bem como ressaltou a importância do serviço prestado pelos servidores à sociedade. Zam-Belmiro Rosa acrescentou que a atuação do juizado foi fundamental para garantir a segurança da vítima.
As servidoras e o juiz receberam um certificado de honra ao mérito e, durante a homenagem, João Ricardo detalhou os fatos ocorridos na sessão.
“O acusado queria que ela [a vítima] entrasse na audiência e dissesse que estava tudo bem, para ele não responder criminalmente. Às 15h, quando a Defensoria [Pública do Distrito Federal] entrou em contato com a vítima, ela mandou mensagem dizendo que estava em perigo. Mas apagava tudo, para ele não ver”, contou o juiz.
João Ricardo completou: “Em seguida, [ela] mandou dizendo que [os dois] estavam reconciliados. Então, a defensora pública estranhou e comentou conosco. Avisamos à polícia, que foi atrás [da vítima]. Assim começou toda a movimentação, que resultou em um desfecho positivo. Foi um trabalho totalmente em rede”.
Assista ao vídeo da sessão:
O caso
A vítima foi sequestrada enquanto participava de uma audiência on-line da Justiça do Distrito Federal, relacionada a um caso de violência doméstica que ela havia sofrido. Enquanto conversava com o juiz João Ricardo Viana, a vítima estava no carro com o agressor, o ex-companheiro dela, que era réu no processo e a havia agredido antes da sessão.
A intenção do criminoso, que colocou a vítima dentro do carro dele pouco antes de a audiência virtual começar, seria “guiar” o depoimento dela.
Apesar disso, a vítima conseguiu mostrar o rosto do sequestrador brevemente, pela câmera do celular, o que levou os servidores que conduziam a sessão a entender o ocorrido.
Depois de a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ser acionada, uma equipe de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) conseguiu localizar o veículo em que os dois estavam, na DF-457, na altura de Samambaia, e prender o agressor.
Denuncie
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) destaca que, diante de qualquer sinal de violência, a população deve ligar para o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil). A denúncia também pode ser feita por meio da delegacia eletrônica ou nas unidades especiais de atendimento (Deams).
O TJDFT disponibiliza, ainda, o serviço Ouvidoria para Elas, canal de atendimento que busca facilitar o acesso à Justiça para mulheres vítimas de violência. É possível entrar em contato por meio dos telefones 0800-614-6466 ou 61 3103-7000, das 12h às 18h30, em dias úteis.