Semana tem militares, grupo final da tentativa de golpe no STF, análise de anistia a Dilma

Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidem, nesta terça-feira (20), se o policial federal Wladmir Matos e 11 militares se tornarão réus por participação na tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023. Eles fazem parte do núcleo 3 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de planejar ações táticas para colocar o plano golpista em prática.

A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) analisa, na quinta-feira (22), o recurso da ex-presidenta Dilma Rousseff, que pede o reconhecimento oficial de sua condição de anistiada política. A solicitação é baseada nas prisões, abusos e torturas que Rousseff sofreu durante a ditadura militar e sua atuação política à época.

No Congresso, a Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades promove um café da manhã na quarta-feira (21), com presença esperada da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na ocasião, serão apresentadas as diretrizes da frente para 2025, com foco na reforma tributária, isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e justiça socioambiental. 

No Senado, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) deve votar, na terça, o projeto de lei do licenciamento ambiental. A proposta é alvo de críticas por entidades socioambientais, que alertam para o risco de retrocessos no instrumento que impede que se repitam desastres como os de Mariana, Brumadinho e o afundamento de parte de Maceió.

Estão na agenda da semana de 19 a 23 de maio:

DIREITOS HUMANOS

MEIO AMBIENTE

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

Para ficar de olho:

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Sair da versão mobile